30 coisas que só existem no Japão

20 coisas que você vai estranhar quando for ao Japão
Se você estiver indo ao Japão pela primeira vez, certamente irá se deparar com uma série de situações novas. E não tinha como ser diferente, afinal trata-se de um cultura totalmente diferente da nossa. Apesar das diferenças culturais, conhecer o Japão nos remete sem dúvida nenhuma, a uma experiência muito gratificante.
Alias, a graça de conhecer outros países é justamente conhecer seus costumes, as comidas típicas, a maneira como se comportam, entre outras peculiaridades. Por isso, resolvi listar aqui, algumas características que estranhei quando fui ao Japão pela primeira vez.
Alias, a graça de conhecer outros países é justamente conhecer seus costumes, as comidas típicas, a maneira como se comportam, entre outras peculiaridades. Por isso, resolvi listar aqui, algumas características que estranhei quando fui ao Japão pela primeira vez.
20 coisas que você vai estranhar quando for ao Japão
1. Tirar os Sapatos

No Japão, devemos tirar os sapatos antes de entrar dentro das casas e em vários outros ambientes públicos como como hospitais, escolas, restaurantes, templos, santuários e ryokans. Como não temos esse hábito no Brasil, é natural a gente estranhar, mas depois percebemos o quanto isso reduz a sujeira trazida da rua.
2. Vaso sanitário de Agachar
Embora exista vasos sanitário estilo ocidental, o washiki, vaso sanitário tradicional japonês é bastante utilizado. Nesse tipo de vaso, as pessoas precisam agachar para usa-lo e é normal muitos se sentirem confusos e desconfortáveis nas primeiras vezes. Mas nada que não se resolva com passar do tempo.
3. Terremotos constantes
Terremotos são constantes no Japão e acontecem praticamente todos os dias, com intensidades variáveis. No começo, podemos nos assustar com esse fato, mas logo “acostumamos”. Nos acostumamos entre aspas porque na verdade, bem no fundinho sempre prevalece um certo receio e apreensão.
4. Máscaras

5. O volante do lado direito
No Japão, o volante dos veículos ficam do lado direito (mão francesa), assim como na Inglaterra. Para trafegar, os veículos usam a mão esquerda (mão inglesa). É normal os brasileiros se sentirem um pouco confusos quando começam a dirigir no Japão, mas em pouco tempo se acostuma.
6. Gentiliza no trânsito
As gentilezas no trânsito é outra coisa que chama muito atenção no Japão. Existem certas etiquetas no trânsito muito legais e uma por exemplo é a forma como os motoristas em geral agradecem ligando o “pisca alerta” por alguns segundos, quando um outro faz a gentileza de lhe dar passagem.
7. O inglês dos japoneses
Claro que não podemos generalizar, mas a pronúncia em inglês da maioria dos japoneses não é dos melhores. Portanto se você domina o inglês e acha que com isso poderá se comunicar com os japoneses, sinto informar que terá uma grande decepção. Na minha opinião, vale muito a pena ter aulas de japonês antes de ir ao Japão, para assimilar ao menos o vocabulário básico.
8. Máquinas de venda automáticas

É impressionante como tem máquinas automáticas no Japão. Dizem que a proporção é de uma máquina para cada 23 pessoas. Super normal encontrarmos fileiras com dezenas máquinas vendendo tudo quanto é coisa, assim como também é super normal vermos uma máquina perdida no meio do nada.
9. Programas de Humor
Existem muitos programa de humor da TV Japonesa, que consideramos muito “non sense”. Mas é que para nós não faz muito sentido aquilo, pois o conceito de humor varia de uma cultura para outra. Aposto que se os japoneses assistirem os programas de humor da TV brasileira vão achar a mesma coisa.
10. Lendo revistas no konbini
No Japão é comum os japoneses ficarem folheando revistas nas lojas de conveniência, mesmo que saiam de lá sem levar uma única revista. Isso realmente nos impressiona, pois no Brasil, as revistas normalmente são plastificadas justamente para coibir esse tipo de atitude.
11. Lojas de Conveniência
Tem como não amar os “Konbinis”? Elas estão por toda parte, funcionam 24 horas e vendem praticamente de tudo, além de oferecerem vários tipos de outros serviços como ATM, takyubin, pagamento de contas, etc. É muito bom saber para onde ir, caso bata aquela fome às 3 horas da manhã.
12. Tatuagem

As Tatuagens são vistas como tabu no Japão por estarem associadas a grupos criminosos, como a Yakuza. Muitas piscinas públicas, casas de banho e onsens proibem a entrada de pessoas tatuadas, além de que isso pode influenciar na contratação de uma pessoa em uma entrevista de emprego por exemplo.
13. Tudo é tão kawaii
Quando a gente chega no Japão, ficamos impressionados em ver como tudo é “kawaii” nesse país. Kawaii se refere a tudo que é bonitinho e adorável e nos últimos anos, tornou-se parte da estética japonesa. Pra se ter uma ideia, praticamente todas as empresas e instituições possuem um mascote kawaii.
14. O vício em jogos de azar
Muitos japoneses são viciados em Pachinko, um salão de jogos de azar exclusivo no Japão. Essa indústria movimenta mais de 300 bilhões de dólares por ano. Não são raros os casos de bebês que morrem por terem sido deixados sozinhos em casa ou dentro do carro enquanto os pais jogavam pachinko.
16. Liberdade de expressão
É muito interessante andar nos grandes centros e perceber que os japoneses se sentem livres para vestir o que quiserem. Muitas modas que acabamos vendo apenas em revistas, no Japão podemos ver nas ruas. Além domovimento cosplay conhecido no mundo todo, existem uma série desubculturas no Japão e o mais legal é que todas convivem harmoniosamente umas com as outras.
16. Nudez

Embora o Japão seja um país conservador em alguns quesitos, em se tratando de nudez, podemos dizer que os japoneses são até que bem desinibidos. Por exemplos, nos Sento (casas de banho públicas) e onsens(águas termais), os japoneses ficam nus em meio a outras pessoas (do mesmo sexo claro). Pra eles é algo natural, mas para muitos de nós acredito que ainda não seja.
17. Muitas bicicletas
No Japão, não vemos muitas pessoas andando a pé, especialmente nas cidades do interior. Normalmente, as pessoas utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, mesmo tendo carro na garagem. E elas são utilizadas por toda a população, independente da classe social, incluindo, estudantes, aposentados, mães carregando seus filhos e compras e até assalariados de terno e gravata.
18. Policiais multando ciclistas
Em razão da baixa criminalidade, os policiais japoneses encontraram uma forma de deixar seus dias menos monótonos: Autuar ciclistas que não obedecem as regras. É comum vermos os policiais abordando ciclistas, seja para dar uma reprimenda ou então para aplicar algum tipo de multa aos infratores.
19. Fumar em locais públicos

Em muitos locais públicos no Japão não são permitidos fumantes, inclusive nas ruas. Mas existem alguns locais próprios para fumantes. Normalmente são cubículos fechados com um exaustor para sugar a fumaça.
20. Ano Novo japonês
Se você pretende passar o Ano Novo no Japão, lembre-se que lá a comemoração é bem diferente do Brasil. Não se ouve fogos de artifício ou algazarra. O que se ouve são as 108 badaladas dos sinos. Isso porque, no Ano Novo, os japoneses visitam os templos para pedir prosperidade ao ano que está se iniciando.

O Japão é uma região com uma cultura muito difundida e conhecida por vários cantos do mundo. Além da comida, os japoneses são famosos por sua disciplina e desenvoltura incrível com tecnologia.
O país é cercado por condições geográficas e naturais que desfavorecem seu crescimento e isso foi um fator determinante que tornou essa população uma comunidade criativa, eficiente e repleta de criadores.
Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você o quanto o Japão nos surpreende seja com os costumes de seus habitantes, modo de vida, destaque no trabalho e até mesmo em seu sistema de prisão. Você sabia que a cadeia no Japão é muito diferente de tudo que você já viu por aí? E nós já mostramos para você aqui. Então (Clique aqui e confira a matéria).
E esse cantinho do mundo tem coisas que só eles mesmo para criarem ou produzirem. Nossa redação separou para você uma listinha com as coisas que só o Japão tem e que precisamos desesperadamente. Veja aí:
21 – Toalhas quentes para limpar as mãos depois das refeições

É a famosa toalhinha oshibori. No Brasil, quando as pessoas chegam em um restaurante para fazer uma refeição, apenas sentam à mesa e fazem o pedido. No Japão, os clientes recebem a toalhinha logo que chegam com o intuito de limpar as mãos. Nesses locais, eles possuem o hábito de limpar o pescoço, o rosto todo e a testa. O hábito é de manter mãos e toda a parte do rosto limpos.
22 – Chinelos de higiene

A higiene no Japão é rigorosa e muito levada a sério. Os japoneses são conhecidos por precauções sanitárias que nenhum outro país leva tão a rigor. Os habitantes de lá usam chinelos de higiene exclusivos para utilizar no banheiro e o chão da casa.
Os brasileiros do mesmo jeito que chegam em casa, é do mesmo jeito que vai ao banheiro. Não utilizam nenhum método de higiene como os japoneses fazem. Um bom processo que pode começar a ser copiado para o Brasil.
23 – Braile nas latinhas

Aqui no Brasil, as fábricas produzem as latinhas de suco, refrigerante, cerveja com tampões de proteção, abridores especiais e até modelos com tamanhos diferentes. Mas no Japão eles mostraram que foram muito além, visionários e que prezam pela inclusão social. As cervejas por lá vêm com esse código em braile para as pessoas com deficiência visual. Bacana, né?
24 – hotéis-cápsula

Os hotéis-cápsula são a prova de que eles realmente são pioneiros na criação e nas ideias inovadoras. Eles trabalham com os hotéis-cápsula, cubículos com cerca de um metro de altura por 1 metro de largura com alas que ficam lado a lado umas das outras e em cima também. São cerca de 1600 hotéis com esse tipo de empreendimento no país. Um bom projeto para ser trazido para o Brasil, não é mesmo.
25 – Limpadores de ouvido inovadores

Mais uma invenção japonesa que podia dominar o mundo todo. Você já quis dar uma olhada no que tem dentro do seu ouvido ou já precisou de ajuda para limpar essa parte do seu corpo? Os japoneses pensaram isso para você. Em momentos em que você estiver com cera de ouvido impregnada dentro do ouvido, este aparelho pode te ajudar. Outra coisa que o Brasil podia adotar.
26 – Plástico bolha portátil

Já pensou em ter a sensação de estourar o famoso plástico bolha bem acessível para você e a qualquer momento que você precisar? Os japoneses também pensaram nessa maravilha. Eles criaram um objeto semelhante que esvazia e enche constantemente e possui o mesmo efeito do plástico bolha.
27 – Bebidas quentes e frias vendidas em máquinas

Essas máquinas são febre lá no Japão. Existem cerca de mais de 5 milhões delas por lá. No Japão, elas possuem uma vasta opção de produtos à venda que vão desde ovos frescos a guarda-chuvas e roupas íntimas.
28 – Mc Donalds delivery

Delivery de Mc Donalds no Japão já é realidade e um serviço extremamente requisitado pela população japonesa. Enquanto aqui no Brasil você tem que se contentar apenas com as lojas físicas e os drive-trhus. Para ter acesso ao delivery, basta baixar o aplicativo e selecionar a refeição que deseja e o entregador vai chegar a sua casa ou trabalho. Vai ser pagamento no dinheiro ou no cartão?
29 – Assentos que se adaptam à direção que você desejar

De qual lado você prefere andar em um trem ou metrô? No Japão, é possível mudar a direção dos assentos nos trens para o lado que você preferir. Não gosta de ficar onde o sol bate, quando vai viajar? Já pensou se a ideia deste banco é trazida para outros países?
30 – Estacionamentos diferenciados

Os japoneses pensam em soluções até mesmo para os estacionamentos prediais e em lugares públicos. Enquanto aqui no Brasil as vagas para estacionar são escassas, complicadas e estreitas, no Japão, eles inventaram esse método diferente aí na imagem para agrupar mais carros. Lá, economia de espaço é a regra por conta da enorme quantidade de habitantes.
Bônus: Invenção estranha que é sucesso por lá
Nenhum comentário:
Postar um comentário